9º ano, e agora? | Mudar de curso - Devaneios de uma Mulher quase Casada

segunda-feira, 14 de março de 2016

9º ano, e agora? | Mudar de curso

Olá maltinha!

Desculpem a minha ausência aqui no blogue mas ultimamente tenho andado mais ocupada com o inicio do 2º semestre e, para além disso, também tem faltado a inspiração para novos posts. Por isso, antes de mais, deixo-vos o desafio de deixar nos comentários tópicos e temas que gostassem que eu abordasse aqui no blogue ;)
Apesar de nem sempre conseguir publicar aqui no blogue, podem acompanhar-me através do Instagram onde eu tento publicar muito mais regularmente (link aqui).

Passando ao assunto que nos trouxe aqui, decidi falar sobre este tema porque já fui abordada várias vezes por raparigas que não sabem que curso seguir no 10º ano ou porque estão na universidade e o curso onde estão não corresponde às suas expetativas.
Em relação ao 10º ano: a escolha é mais fácil do que parece. Há quem tenha a certeza do curso superior que quer seguir ou não. Caso saibam é mais fácil, pois é uma questão de áreas. No caso de não saberem é mais uma questão de gosto. Aconselho sempre a não pôr um determinado curso de parte simplesmente por ser dificil ou por integrar disciplinas com que não se sentem à vontade. Assim, deixo-vos uma lista de coisas a ter em conta ao considerar sobre este assunto:


  • Façam uma lista de coisas que gostam de fazer, quer as considerem "idiotas" ou não (dançar, escrever, organizar papéis,etc);
  • Sempre que tiverem oportunidade façam testes psicotécnicos;
  • Não tenham medo de escolher o curso errado, isso é mais comum do que pensam. Muitas das escolas (se não todas) oferecem a possibilidade de mudar de curso no 1º período;
  • Nunca tomem as decisões tendo em conta os amigos. Quando tomam esta decisão devem toma-la tendo em conta vocês e apenas vocês. Não é uma decisão que os vossos amigos possam tomar por vocês.

Em relação à mudança de curso já na universidade: também é algo bastante comum. A mim aconteceu-me isso. Já desde o meu 8º/9º ano que sabia o curso que queria seguir na universidade. No entanto, quando estive em contacto com essa realidade percebi que não era uma área que me despertasse o meu interesse, o que me fez mudar de curso ao fim do 1º ano. Não é crime errar, e não têm de se manter num curso que não gostam por achar que os vossos pais vão criticar e afins. Assim sendo, os meus conselhos a quem quer mudar de curso são:

  • Antes de decidirem mudar de curso (caso pensem nisso nas primeiras semanas) experimentem o curso. Tentem empenhar-se, interessar-se e dar o vosso melhor, quem sabe se até começam a gostar. Caso tal não aconteça, conversem com a vossa familia, exponham a situação, pesem os prós e os contras da vossa situação e tomem uma decisão consciente.
  • Não se submitam a uma área que não gostam por medo de não agradar aos vossos pais. Eles são vossos pais e esta é uma etapa das mais importantes das vossas vidas. O trabalho deles é guiar-vos mas também ouvir e aconselhar.
  • Não mudem de curso por não conseguirem aguentar as saudades da vossa cara-metade. É dificil? É. Mas é também um obstáculo que ajuda a fortalecer as relações. Se for para dar certo há-de dar, quer seja longe ou perto (Ui tão sentimental que eu estou hoje ihihi);

E pronto pessoal, são estes os conselhos principais que tenho a dar sobre este tema. E vocês? O que acham sobre isto? Deixem a vossa opinião nos comentários e sigam o blogue, caso ainda não o façam.


P.S- não se esqueçam também de dizer alguns temas que gostassem que eu falasse aqui no blogue.


Paula Moreira Santos

2 comentários:

  1. Não conhecia o teu cantinho , já estou a seguir :)

    Visita também o meu , tenho um novo GiveAway a decorrer!

    www.fashioncannibal.blogspot.pt

    beijinhoo

    ResponderEliminar
  2. adoro os conselhos, especialmente os que dizem respeito à mudança de curso na faculdade. talvez venha a ser o meu caso e por vezes as pessoas tem medo de mudar de curso por causa das opiniões alheias e sujeitam-se a uma vida a trabalhar em algo que não gostam.
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Qualquer opinião vinda dos meus seguidores é bem recebida e ajuda o blogue a crescer e a corresponder aos gostos de quem o visita.

Por isso, caso tenhas alguma dúvida nunca hesites em deixar um comentário ou enviar um email para: paulamoreirasantosblogue@hotmail.com.